O canto da sereia ...


Tem muito candidato a candidato a deputado em 2018 já queimando o tutano em volta de números e projeções de votos necessários para garantir uma vaga na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal nas eleições do ano que vem.

Este é um exercício que requer cautela ...

Nesse universo tem muita gente que entende do risco do bordado, mas também tem muita gente que apela para a matemágica para inflar o ego do candidato. Aí é um perigo. É o chamado canto da sereia, que não poupa nem os políticos mais experientes. Se não tiver pé no chão é queda certa. Nesse campo, cautela e caldo de galinha são melhores companhias que o chutômetro. As eleições de 2018 vão ser disputadas em um cenário de areia movediça, com alta rejeição do eleitorado.  Garimpar votos será uma tarefa árdua.


Agora, canto da sereia ouve quem quer ouvir ...

Isso me lembra a última eleição disputada por Robson Marinho nos anos 80, quando ele tentou se reeleger deputado federal, pouco depois de ter sido prefeito de São José dos Campos e bem antes de virar conselheiro do TCE de São Paulo, envolvido até o último fio de bigode no caso Alstom. Seus assessores mais próximos juravam que ele sairia eleito deputado de São José dos Campos, com mais de 80 mil votos. A euforia era tanta que organizaram até um churrasco para comemorar a vitória. Abertas as urnas, a constatação: faltou combinar com o eleitor. Robson teve 10% dos votos projetados. Com o eleitor jogando água no chope do baixinho, o churrasco esfriou no espeto ...

Vamos ver quem cai nessa em 2018. Alguém arrisca um palpite?





O canto da sereia ... O canto da sereia ... Reviewed by blog dois pontos on 18:18 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.