S. José na palma da mão


Essa é para anotar na agenda ...

No meio do mês de março, a Prefeitura de São José dos Campos vai lançar uma série de aplicativos para facilitar a vida do cidadão. Informação relevante na palma da mão. Ou melhor, na tela do celular. A informação foi dada pelo prefeito Felício Ramuth (PSDB), durante entrevista exclusiva ao blog dois:pontos. “Nossa previsão é lançar um pacote de aplicativos por volta do dia 15 de março, mais ou menos. A idéia é facilitar o acesso do cidadão a informações básicas sobre lazer, saúde, transporte, sobre coisas que fazem parte da sua vida”, disse Felício. A linha de pensamento é simples: se São José dos Campos é a capital da tecnologia, nada como trazer a tecnologia para o dia-a-dia da cidade.

Vai dar certo? Para Felício, sim.

O aplicativo do transporte público, por exemplo, é simples, mas funcional, como diversos já existentes no mercado: por ele, o usuário poderá saber, por exemplo, quanto tempo vai levar para chegar o próximo ônibus ou as linhas que passam por aquele determinado ponto.  Parece pouco, mas não é: hoje, 70% das ligações para o 156 são sobre dúvidas como essas. “No futuro, esse aplicativo vai poder ainda se conectar com telas de informação, que serão instaladas nos pontos. Mas isso não vai começar dia 15. O sistema tem, mas estamos pesquisando uma tela que seja ao mesmo tempo resistente e que não tenha valor de venda, para evitar dano ao patrimônio público”, disse o prefeito.

O app da saúde, batizado inicialmente de Saúde na Mão, segue a mesma linha de serviços. Por ele, o cidadão vai poder, por exemplo, checar sua consulta médica (e, se for necessário, cancelar a consulta) e consultar a lista de remédios disponíveis na rede pública. Já o app São José Viva vai fornecer informações sobre atividades físicas e sobre o funcionamento das academias ao ar livre.  Outra ação planejada pelo governo é adotar o app SNE Detran, sistema de notificação eletrônica já existente que permite receber a notificação de multas, transferir o condutor e abrir mão de recursos. Esse tema, abordado por Felício, suscita uma pergunta.

-- E o senhor, prefeito, recuperou a sua CNH?
-- Já, já, faz tempo. Fui aprovado com nota 10 ...

O caso é conhecido: Felício teve sua habilitação suspensa no ano passado por acumular 29 pontos em multas por excesso de velocidade, estacionamento irregular e falta de licenciamento. As multas forma aplicadas em 2016, quatro delas na avenida Mário Covas, uma das vias campeãs de autuações por excesso de velocidade em São José dos Campos. À época, o prefeito disse que seu carro particular, um Voyage, estava sendo dirigido por outra pessoa e que ele havia perdido o prazo de transferência das multas. Pelo sim, pelo não, Felício teve a CNH suspensa e teve que encarar o curso de requalificação. Por coincidência, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), passou pelo mesmo calvário de ter sua habilitação suspensa dias antes de Felício.

Esse, no entanto, é um assunto aparentemente incômodo ...

Voltando aos aplicativos, a prefeitura pretende ainda lançar, mais para frente, um aplicativo do 156, pelo qual o cidadão poderá protocolar uma queixa e, mais importante, acompanhar o andamento da sua solicitação. Tudo isso, segundo Felício, vai fazer com que o cidadão tenha mais controle sobre os serviços públicos.

-- Transparência é fundamental. O cidadão precisa saber se o serviço funciona e, mais importante, quanto custa cada ação da prefeitura. Ele precisa saber que, no ano passado, foram investidos R$ 649 milhões na saúde pública, R$ 24 milhões a mais que em 2016. Ele precisa saber que a taxa de lixo, reajustada agora, não era mexida desde 94. O cidadão não é bobo. Explicando, sendo transparente, dialogando, ele entende – disse Felício.

O homem que anuncia ações do governo por lives nas redes sociais, nas quais, quase sempre, aparece sorridente, é um otimista, segundo ele próprio ...

Amanhã A estratégia da Prefeitura de São José dos Campos para transformar limão em limonada na área da habitação popular
S. José na palma da mão S. José na palma da mão Reviewed by Helcio Costa on 08:42 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.