Caçada aos cogumelos



Que tal participar de uma expedição em busca cogumelos silvestres comestíveis espalhados por uma área nativa de mais de 40 mil metros quadrados a 10 minutos do centro de São José dos Campos?

Gostou da ideia?


Bem, essa aventura pela Mata Atlântica é apenas parte do evento “O Fantástico Mundo dos Cogumelos”, vivência e workshop promovidos no próximo dia 8 de junho, das 8h às 14h, no CAEB (Centro Ambiental Edoardo Bonetti), no bairro do Torrão de Ouro. Será uma manhã de busca de conhecimento, coordenada pela professora Elisa Espósito, pesquisadora da Unifesp (Campus de São José dos Campos), com uma pitada de sabor, dado pela chef Ana Alice Correa, que promete preparar receitas deliciosas a base de cogumelos comestíveis, silvestres ou cultivados. Entre elas, uma versão do tradicional bolinho caipira, que tanto sucesso faz como prato típico da culinária da região.


-- Os cogumelos são extremamente ricos e vamos conhecê-los na melhor sala de aula que existe, a natureza – disse a professora Elisa Espósito, biotecnologista e bióloga, doutora em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas.


Gostou? Bem, corra, as vagas são limitadas. Pudera, o evento é rico em experiências. Após uma aula prática para identificação de coleta de cogumelos no campo, haverá uma aula teórica sobre as características gerais de fungos, papel ecológico, interações ecológicas (comunicação entre fungos e plantas), preservação ambiental, espécies de fungos comestíveis e seus benefícios, como identificá-los e valor nutricional. Tudo isso sob a regência de Elisa Espósito. Depois será a hora de um brunch com cogumelos silvestres, cultivados e PANC, preparado pela chef Ana Alice Correa, professora de gastronomia, com especialização em Cozinha Brasileira. No final, os participantes receberão um e-book preparado especialmente para o workshop, com receitas e informações sobre cogumelos.


Quer participar?
Faça a sua inscrição. Estudantes pagam meia. As inscrições são feitas pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/o-fantastico-mundo-dos-cogumelos---fungos-silvestres-e-comestiveis__523988).



Programação
8h: Chegada dos participantes e recepção
8h20: Aula prática --visita ao bioma do CAEB, identificação e coleta de cogumelos silvestres no campo (fatores climáticos podem influenciar a atividade)
10h15: Coffe break
10h30: Aula teórica e científica --características gerais de fungos, papel ecológico, interações ecológicas (comunicação entre fungos e plantas), preservação ambiental como forma de manutenção do fungo silvestre, espécies de fungos comestíveis e seus benefícios, como identifica-los e valor nutricional.
12h45: Brunch com cogumelos silvestres, cultivados e PANC, preparado pela chef Ana Alice Correa.
13h30: Conclusão e encerramento

Caçada aos cogumelos Caçada aos cogumelos Reviewed by blog dois pontos on 09:34 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.